oa tarde colegas do Fórum.
Criei um mapa onde consta o seguinte:
RECEITAS-DESPESAS-SALDO
Peço a alguém o favor de me ensinar a forma de qualquer lançamento feito emRECEITAS e/ou Despesas, seja assumido automaticamente pelo SALDO.
Sou novo nestas andanças da informática e daí a minha dificuldade.
Desde já agradeço a ajuda.
José Barros
--------------------------------------------
Não menciona qual o Excel com que trabalha mas o que a seguir lhe descrevo deverá funcionar com qualquer versão.Admitamos que na célula A1 tem as RECEITAS, na célula B1 tem as DESPESAS e na célula C1 tem o SALDO.Formate todas as colunas para CONTABILIDADE e EUROS, seleccionando as colunas em A,B e C.Introduza na coluna C2 o seu SALDO de partida.Na célula C3 introduza a seguinte fórmula "=C3+A3+B3" sem aspas.Tenha em atenção que os valores das despesas devem ser introduzidos como NEGATIVOS já que são uma saída.Assim se tiver emC3 = 50A3 = 20B3 =-10O novo saldo deverá ser 60.Agora copie a célula C3, nessa coluna, até á célula C100. Para copiar seleccione a célula C3 colocando o cursor sobre essa célula, no canto inferior direito surge um pequeno quadrado, colocando aí o cursor e clicando no botão esquerdo do rato (aparece-lhe um sinal +), sem largar, arraste até onde pretender por exemplo a célula C100. Terá a fórmula copiada para todas essas células.Agora é só introduzir os valores.
Jorge
<>
Não sou 'perito' em Excel, mas como é uma coisa simples vou dar uma ajuda, mas alguém mais 'abalizado' poderá explicarmelhor.
Se tiveres por exemplo, RECEITAS na célula A1, DESPESAS na célula B1 e SALDO na célula C1 faz assim:Na célula C1 escreve: =A1-B1Ao escreveres em A1 e/ou B1, aparecerá em C1 a diferença das células anteriores.Claro que se as DESPESAS forem superiores às RECEITAS, o valor em C1 será negativo.
Para que as células abaixo de C1 fiquem com o mesmo formato, clicas em C1, aparece um rectângulo. Continuando apremir nesse rectângulo com a tecla esquerda, arrastas para baixo até onde quiseres e largas.
Nas células abaixo de C1 aparecerá o valor a 0 (zero).Se quiseres que essas células (C1 e abaixo) fiquem em branco, quando RECEITAS e DESPESAS ainda estejam em branco,substituis a fórmula (=A1-B1) por esta:=SE(OU(A1="";B1="");"";A1-B1)
CumprimentosManuel
<>
Da maneira como expliquei, não reparei que assim fica só nas colunas C a diferença de A-B, como queria era ficar com osaldo actualizado, será melhor assim:
Na célula A1 escreves RECEITAS, na B1 escreves DESPESAS e na C1 escreves SALDOEm C2 colocas o saldo inicial (A2 e B2 ficam em branco)Em C3 escreves a fórmula: =SE(OU(A1="";B1="");"";C2+A3-B3) e arrastas para baixo.(esta fórmula com o SE e o OU, é para ficarem em branco os valores do SALDO, quando não se preenchem as RECEITAS e asDESPESAS de uma linha.)
Podes formatar a coluna B em vermelho porque são as saídas.Isto para evitar estar a escrever números negativos nas células da coluna B.
Ficará, por exemplo, qualquer coisa como isto:
RECEITAS DESPESAS SALDO
1.000,00 100,00
20,00
1.080,00 90,00 15,00 1.155,00
<>
Olá José Barros,
As expressões de RECEITAS, DESPESAS e SALDO perspectivam que queres fazer uma "contabilidade" de algo...
Para uma "contabilidade de merceeiro" a "receita" do Manuel Dias dá bom "resultado" ... A resposta do Jorge Teixeira é mais correcta.... mas julgo que para "principiante" as coisas devem ser descritas de outro modo e mais elementar.... e se quiseres "subir" um degrau e passares a uma "contabilidade de manga de alpaca" ... tendo em vista que já experimentaste a "receita " do Manuel Dias e compreendeste o "modo operanti" da aplicação aqui vai a receita ampliada... mas na "cana de pesca do "chinês"...
1_ Reservas a coluna A para a descrição da operação... Origem ou causa da receita para assim, quando tiveres muitas parcelas não te perderes... e na célula A1 escreves , por exemplo, DESCRIÇÃO; Reservas a coluna B para a descrição da operação... RECEITA ; Idem para a Coluna C... DESPESA; bi-idem para a coluna C... SALDO e assim sucessivamente... por exemplo podes criar uma coluna para data.... que podia até ser a coluna A! Se quiseres adicionar a coluna para a data, sugiro que depois de ter criado todas as colunas... selecciona a coluna A e manda adicionar coluna... vai surgir uma nova coluna A; A coluna MB passa a ter a DESCRIÇÃO.... e assim sucessivamente. Sugiro que inscrevas as descrições na linha 2, assim facilita a vida se quiseres adicionar mais linhas para outras descrições complementares na linha anterior ou adicionar linhas anteriores.
2_ Selecciona simultaneamente todas as colunas ocupadas. Abre a janela "Formatar" e selecciona, "Células" > "Numero" > "Geral" > Ok. Nota: a selecção das colunas vai formata-las em toda a sua extenção. Não prejudica nada e facilita a vida ...
3_ Vamos agora formatar todas as colunas e as linhas em função da sua aplicação... primeiro as colunas e só depois as linhas.
4_ Selecciona a coluna ocupadas por Data; Repete o descrito em 2 e substitui "Geral" por "data" e selecciona na janela que se abre ao lado, o tipo de apresentação da data que queres inscrita, que até pode incluir a hora da inscrição.
5_ Repete 4_ para a coluna ocupada por Descrição; e substitui "Geral" por "Texto"
6_ Repete 4_ para as colunas ocupadas por RECEITAS, DESPESAS e SALDO.Se o calculo for destinado para valores de dinheiro a selecção das colunas é conjunta como em 2_ substituindo "Geral" por "Moeda", seleccionando porém, nas janelas que se abrem ao lado, o tipo de apresentação dos valores, em numero de casas decimais para os cêntimos e na forma de apresentação dos valores negativos.Sugestão para optimização: escolhe impressão a vermelho com sinal negativo pois isto permite visualizar lançamento em estorno e eventuais erros de lançamento, por exemplo em Despesas.
7_ Nas operações acima descritas o saldo é automático para o lançamento da respectiva linha, porem após 2 lançamentos não tens ainda o Saldo total do conjunto dos N lançamentos.Para criar um Saldo Geral (somatório) selecciona, na coluna dos saldos, as linhas dos resultados inseridos, no sentido descendente. até duas células abaixo do ultimo lançamento e em seguida faz "click" no sinal de somatório (soma automática) que está na barra de ferramentas. Este procedimento abre uma célula vazia entre o ultimo resultado e o resultado do somatório. Seleccionando a célula vazia, e na barra de ferramentas, o ícone de limites, activa a imagem de 2 linhas paralelas
8_ Vamos agora formatar todas as linhas em função da sua aplicação... Seleccionando as linhas onde há texto, repetir 2 _ e em "numero" nada deve estar activo, ou surge activo a função "geral" , active ou altere para a função "texto"
Julgo que não esqueci nenhuma sequencia...Naturalmente que presumo que tem o "Office" em Português.... se for em Inglês é obvio que as funções são as equivalentes!
Agora toca a praticar... e boa sorte!
Carlos
<>
O raciocínio do Jorge Ferreira está correctíssimo, mas a formula autilizar deverá ser "=C2+A3-B3" (saldo inicial + receitas - despesas).
Joaquim Delgado
<>
Algumas das formulas que foram facultadas por outros companheiros não tem correcta aplicação numa sequencia de lançamentos reportados a um saldo inicial por complicar os resultados dos somatórios das linhas e como é o caso da formula =C2+A3-B3" (saldo inicial + receitas - despesas), que numa sequencia de operações impede visualizar-se o saldo individual de cada operação e até pode gerar referencias circulares...
O Excel é um programa, por vezes, "algo" instável...
Entretanto na recepção da msg que recebi verifico que ocorreu algo estranho na expedição do meu original de "ajuda" na parte em que integra os cálculos o que inviabiliza a ajuda prestada, pelo que seguidamente se reproduz, a parte em falta e a parte que eventualmente vos chegou
A solução abaixo apresentada em c) e em g) permite visualizar o saldo resultante de cada operação e o saldo Geral de todas as operações lançadas.
Em g) está mais claro o que disse em 7_ anterior. Enfim é domingo e o "complicador está de "folga"...
9_ Operar numa linha abaixo das linhas de texto, onde se pretende dar inicio os lançamentos:
a) Na Célula da coluna de DATA começa a inscrever a data conforme indicado em 4_ a data é automaticamente assumida após digitalizar a mesma segundo as normas DIN de datação.b) Na Célula da coluna de DESCRIÇÃO, inscreve o que pretendes... sugiro que inscrevas Saldo Inicialc) Na Célula da coluna de RECEITA inscreve o valor 0, ou outro valor se existir.d) Na Célula da coluna de DESPESA inscreve o valor 0,ou outro valor se existird) Na Célula da coluna de SALDO, depois de previamente seleccionada inscreve -se, na barra de ferramentas, imediatamente a seguir a fx,, a formula correspondente à operação pretendida., i.e. : =SOMA(Ax-Bx), sendo A a denominação da coluna, e x a denominação da linha, correspondente à Célula da Coluna das RECEITAS; e B a denominação da coluna x a denominação da linha, correspondente à Célula da Coluna das DESPESAS;e) Fazendo "click" sobre fx, obtêm-se o resultado do saldo da linha.f) Copiar a célula que contém o resultado do saldo inicial, para as células imediatamente abaixo no numero de células pretendidas. Não é importante o numero pois a adição de linhas corrige distorçõesg) Seleccione a nova ultima célula , coluna dos SALDOS, abra a janela de Limites e seleccione o limite inferior duplo; dá na imagem inferior de célula =; depois seleccione a célula imediatamente abaixo e repita o indicado em d), sendo agora sendo A a denominação da coluna, e x a denominação da linha, correspondente à Célula da Coluna das SALDOS onde está a primeira operação (saldo INICIAL); e B a denominação IGUAL A a, sendo agora x a denominação da ULTIMA LINHA linha de saldo, onde foi colocado o limite inferior duplo.
Está assim formata uma folha de calculo para N lançamentos.
<>
Qualquer das duas fórmulas está certa.
No caso do Joaquim ele usa o raciocínio de (saldo inicial + receitas -despesas).
Correctíssimo. Mas... neste caso do Teixeira, todos os valores os valores de
receitas e despezas têm de ser introduzidos como valores integrais(positivos)
o que dá um pouco de confusão.
No caso do Teixeira é o mais comercializado visto o valor de despeza ser
introduzido com valor negativo (repare-se que o Teixeira colocou o sinal (-)
sem parêntesis no valor exemplo B=-10.
Sem tirar qualquer brio a qualquer de vós, deixa-se ao critério do Joaquim
e usar, a fórmula do Delgado entrando o valor das despezas positivo ou
a fórmula do Teixeira em que entra o valor das despezas como negativo.
Mais uma dica: no caso do Teixeira, as despezas podem ser automáticamente
mostradas no modo que quizer escolher quando no formato dessas células.
Boa sorte
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Etiquetas/Palvras-chave
- activex (1)
- administrador (1)
- antivirus (1)
- apagar (1)
- arranque (3)
- avi (3)
- bloquear (1)
- cabo (1)
- câmara (1)
- cd (5)
- comprimir (1)
- computador (1)
- configurar (2)
- conta (1)
- contactos (2)
- converter (4)
- cópia (1)
- correio (1)
- desinstalar (4)
- desligar (1)
- disco (6)
- dispositivos (1)
- dll (3)
- documento (1)
- dvd (10)
- e-mail (2)
- ecran (1)
- eliminar (1)
- emule (1)
- erro (4)
- estabilizar (1)
- ethernet (1)
- excel (3)
- externo (1)
- ficheiros (2)
- filme (1)
- firewall (1)
- formatar (2)
- formula (1)
- formulário (1)
- fotos (2)
- freeware (1)
- gps (1)
- gratis (1)
- gravar (4)
- IE8 (1)
- impressora (2)
- instalação (1)
- internet (2)
- irs (1)
- iso (1)
- janelas (1)
- jpeg (1)
- l (1)
- lcd (1)
- legendas (1)
- leitor (1)
- Lexmark (1)
- ligação (2)
- limpeza (1)
- linux (1)
- monitor (1)
- movie maker (1)
- mp3 (3)
- musica (3)
- nero (2)
- outlook (1)
- Outlook Express (1)
- password (2)
- passwords (1)
- pasta (1)
- pdf (2)
- pen (2)
- powerpoint (1)
- programa (6)
- protecção (1)
- recuperação (1)
- rede (2)
- redundancia (1)
- registo (1)
- reiniciar (2)
- roaming (1)
- router (3)
- sem fios (1)
- som (2)
- tabelas (1)
- tinteiros (1)
- tv (2)
- usb (3)
- vhs (4)
- video (1)
- vídeo (2)
- vídeos (1)
- vista (3)
- voip (1)
- wireless (1)
- wma (1)
- word (2)
Sem comentários:
Enviar um comentário